terça-feira, 13 de agosto de 2013

VOLTAIRE


Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.

Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.

Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano.

Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.

O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá.

Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu.

Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.

Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.

O público é uma besta feroz. Deve-se enjaulá-lo ou fugir dele.

É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.

Só se servem do pensamento para autorizar as suas injustiças e só empregam as palavras para disfarçar os pensamentos.

Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis têm o mesmo destino.

A via pela qual se ensinou durante largo tempo a arte de pensar, de certeza que é oposta ao dom de pensar.

Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.

A pintura é poesia sem palavras.

Respeito o meu Deus, mas amo o universo.

As paixões são os ventos que enfunam as velas dos barcos, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam singrar.

A alma é uma fogueira que convém alimentar, e que se apaga dado que não se aumente.

Façam o que fizerem, destruam a infâmia e amem aqueles que vos amam.

Um comentário:

  1. Em que obra Voltaire diz : "O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá."

    ResponderExcluir