A cada dia aumenta a conscientização do mundo corporativo e da sociedade
para a necessidade de construir uma vida sem esgotar os recursos
naturais. O desenvolvimento sustentável é sem dúvida o maior desafio de
nossa geração, e as ações tomadas daqui pra frente serão vitais para a
conservação da vida em nosso planeta.
O tema é tão sério, que já percebemos como os noticiários e as
frentes de conscientização como Greenpeace e várias outras instituições
têm lutado para levar informação e educação aos povos.
Mas infelizmente, muito ainda tem ficado na palavra ou no uso de
publicidade indevida em torno da sustentabilidade. De prático mesmo
pouco tem sido feito. Estamos num momento de modismo em torno da vida
sustentável, e tanto as empresas, como a população mundial ainda não tem
noções exatas ou senso crítico para entender, refletir e mudar hábitos
de vida para contribuir de fato com a sustentabilidade.
Falta muita informação; um exemplo disso são os próprios produtos que
deixam a desejar quando não informam em suas embalagens o processo
industrial, a quantidade de emissão de carbono ou o consumo de energia
usado para ser produzido.
De certa forma, a sociedade também não se mostra empenhada em exigir
mais do meio produtivo, e isso causa ainda mais desinformação, e o que
vemos é muita empresa falando de sustentabilidade mais de fato nada
sendo feito. Não adianta a empresa colocar selo de produto sustentável
na embalagem, e deixar de informar e educar o consumidor para o assunto.
O mundo corporativo já percebeu que a sustentabilidade é um
diferencial competitivo, e estão cada vez mais criando estratégias e
marketing em cima do assunto. Porem se nós quanto sociedade, não
criarmos um comportamento sustentável, nossa geração vai perder a grande
chance de salvar esse planeta que há tempos pede socorro.
O processo é longo, as mudanças são lentas, mas se a cada dia um
cidadão ou um empresário puder informar educar e investir seu tempo e
planejamento para ações sustentáveis terá uma somatória de atitudes
positivas, que culminarão em resultados grandiosos ao nosso planeta.
Como diz Beto Guedes em um trecho da música Sal da Terra: "Um mais um, é
sempre mais que dois..."
Este é o espírito da coisa, pensar de forma sustentável, agir de
forma sustentável e criar conceitos de vida sem agredir nosso planeta.
O comportamento sustentável em outros países jê tem feito diferença
na vida das pessoas, mas nós brasileiros temos e podemos ser mais
conscientes e buscar fazer o nosso papel.
Para as empresas que aqui atuam, e pra você empresário o que de fato
você tem feito para contribuir com essa nova cultura? Pense que antes do
lucro, você precisa estar pronto para atuar neste novo mercado
competitivo. Saia na frente tenha novas atitudes e garanta a sua
sobrevivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário