sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A METAMORFOSE

Gente, eu já li de tudo, vários gêneros literários e de cada um as narrativas mais diversas e impressionantes, mas nenhuma chegou a me chocar como a desse livro.
Confesso que não gostei, apesar de tê-lo lido até o fim, não me impressionou. Sei que toda leitura é boa, mas ela tem que ser prazerosa, jamais leria de novo.
Conto escrito por Franz Kafka, escritor tcheco com fluência em alemão. A obra foi lançada em 1915, e aborda sobre a vida de Gregor Samsa, personagem principal.  

Gregor Samsa é um caixeiro-viajante que se sente sobrecarregado pela profissão e desmotivado pelo dia a dia cansativo das atividades laborais que cumpre rigorosamente, sente-se reduzido a um inseto. Mantém-se no emprego para pagar as dívidas dos pais, sentindo-se oprimido pelo trabalho e pela família.
Na descrição do texto, Gregor sofre uma metamorfose, tornando-se num inseto incapacitado para o trabalho e atividades humanas. Perante o seu estado, houve estranhamento e repulsa por parte da família e do gerente da firma. Grete, a sua irmã, apesar de ter soluçado quando Gregor encontrava-se abatido e trancado no quarto, estava ausente na missão de trazer um médico que o socorresse e, sua ausência, fazia falta a Gregor no momento em que ele necessitava se justificar ao gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário